sexta-feira, 12 de outubro de 2012

SimCity


Era algo parecido com isto
Nesta primeira entrada blogueira, venho falar de um grande jogo. O SimCity é um conhecido simulador de gestão de cidades, em que o jogador tem a oportunidade de criar, construir e gerir a cidade virtual dos seus sonhos.

A verdade, é que o SimCity é um jogo que guarda um lugar especial na minha memória, pois terá sido o primeiro que joguei no primeiro computador que possuí, um belo 386 ressuscitado a partir do lixo informático de uma conhecida gasolineira. Enfim, o jogo despertou em mim uma personalidade altamente responsável, em que eu, com os meus experientes 11 anos, de repente me via confrontado com a responsabilidade de cuidar da vida de milhares de pessoas, o que por vezes causava alguma pressão.

Alguns anos volvidos, tive o prazer de ser presenteado com o grandioso SimCity 3000, algumas iterações seguintes à versão original, e para a qual eu não tinha computador. A minha ânsia de jogar era tanta, que penso ter lido e relido o manual mais de 100 vezes à espera que um dia o pudesse fazer, e quando finalmente o pude, as minhas expetativas não saíram defraudadas. Esta versão era claramente muito mais evoluída do que a original. em que o jogador, incumbido no papel de Presidente da Câmara,  tinha preocupações acrescidas ao nível do fornecimento de energia, água e recolha de detritos. Era também necessário dotar a cidade de recursos escolares e culturais, hospitais e transporte em massa. O jogador era livre para construir o tipo de cidade que mais lhe agradava: uma vila agrícola, uma cidade fortemente industrial ou uma cidade mais recreativa ou comercial. O jogo possuía pérolas magníficas como as notícias que surgiam em rodapé, onde por vezes éramos informados que num dado bairro da cidade, uma velhinha tinha corrido com perigosos assaltantes à bengalada. No fim de construir a cidade era sempre divertido ativar o modo desastres e ver a cidade ser destruída em segundos.

Passados mais uns anos, eis que está para sair uma nova versão do jogo ainda mais espetacular, com novas funcionalidades e com gráficos muitos melhorados. Eis o vídeos para vos deixar com alguma água na boca.









Sem comentários:

Enviar um comentário