sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nintendo Wii U




A Nintendo Wii U chega finalmente as lojas portuguesas, a sucessora da máquina de imprimir dinheiro a nintendo Wii. Com o preço inicial de 300€ pela consola de 8Gb e o comando, ou por 350€ por uma consola de 32Gb que já traz o Nintendo Land. 

A Wii foi lançada em 2006 pelos olhos muito sépticos dos consumidores e dos entusiastas de jogos de vídeo, muito devido ao seu controverso e inovador controlador. Foi uma nova e diferente abordagem por parte da nintendo, mas também arriscada, que nos últimos anos estava longe dos dias de glória da era da NES e SNES, devido muito ao mercado ter oscilado para outras consolas, como a Playstation. 

Mas a consola iria vingar, com a filosofia que os jogos são melhores com amigos ou família, conseguiu cativar um mercado ainda muito pouco explorado, que mais tarde seria baptizado por casual gamers

Assim, contra tudo e todos, a Wii tornou-se a consola que mais vendeu na ultima geração com quase 100 milhões de consolas por todo o mundo.
Mas sua era acabou, como se consegue ver pelas quedas nas vendas nos últimos dois anos, por isso a Nintendo traz para mesa a sua nova aposta, com um novo comando invulgar e um nome idiota, a Nintendo Wii U.

O seu novo comando, uma mistura de um comando clássico com uma tablet, permite novas interacções com os jogos que até hoje não era possível. O comando pode servir como um visor alternativo, para mapas, inventário, etc. Também pode ser usado como realidade aumentada, aquilo que fazemos ou vemos pelo ecrã do comando, influência directamente o que se passa na TV. E se os jogadores assim quiserem podem jogar um jogo inteiro usando unicamente o comando, sem o auxílio de uma TV, tornando assim o comando numa "Wii U portátil”.

O comando a trabalhar em conjunto com a TV.
Mas a Nintendo não abandonou a filosofia da Wii, de jogar em grupo. Já se vê jogos onde varias pessoas podem jogar em simultâneo utilizando os antigos comandos da Wii em conjunto com o novo, onde muitos deles a pessoa que utiliza o novo comando da Wii U, torna-se o “Game Master” e tem um controlo adicional que os outros jogadores não têm.

Fácil fazer desenhos em Chat rooms
Tudo boas ideias, mas tal como nos dias inicias da Wii, o futuro desta consola ainda parecem estar em território cinzento. Primeiro a consola não apresenta um grande avanço gráfico no que toca as suas concorrentes, Playstation 3 e Xbox 360. Facto que se torna mais preocupante se se considerar a especulação que a próxima geração destas duas chega já no próximo ano.



A opção de portabilidade do comando levado ao extremo.
Mas se a Wii provou alguma coisa é que gráficos não são tudo nesta guerra, mas com o preço superior as actuais concorrentes pode tornar-se problemático. Mas o que a Nintendo terá que realmente de explicar as massas é o seu novo confuso comando. Tiveram o mesmo problema quando foi com a Wii, mas qualquer pessoa que via como se usava, começa a jogar os jogos em poucos segundos sem grandes dificuldades, o mesmo já não se pode dizer deste novo comando, onde muitas pessoas que já o usaram dizem que é confuso saber para qual dos dois ecrãs deveriam estar a olhar. Aqui a Nintendo arrisca-se a alienar o grande mercado que conseguiu conquistar com a Wii, mas se alguém consegue dar a volta a estes problemas é a Nintendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário